“ O café, a bebida sóbria, o poderoso alimento do cérebro, que eleva a pureza e a lucidez; o café, que remove da imaginação as nuvens e o seu peso sombrio e ilumina a realidade das coisas com súbito brilho de verdade.” – Jules Michelet ( 1798 – 1874 ) – Historiador francês
Para os café lovers se deliciarem… Leiam os 10 itens abaixo sobre a bebida e saúde.
1- Diversos estudos importantes sugerem efeitos benéficos do café à saúde quando consumido diariamente de forma moderada.
2- Há diversas substâncias no café como minerais, aminoácidos, açúcares, lipídeos, polissacarídeos, vitamina B3.
3- Os ácidos clorogênicos com propriedades antioxidantes estão presentes no café 5 vezes mais do que a cafeína. Por neutralizarem os radicais livres sugerem proteção contra doenças cardiovasculares e oncológicas.
4- Diversos estudos importantes sugerem efeitos benéficos do café à saúde, quando consumido diariamente de forma moderada.
5- Em pacientes com doença arterial coronariana o consumo moderado ( até 600 ml ) de café não se relaciona a aumento significativo da pressão arterial, da frequência cardíaca e da densidade de extrassístoles.
6- Estudos sugerem que o consumo de café reduz o risco de diabetes mellitus tipo 2.
7- Estudos sugerem que o consumo de café não eleva o risco de fibrilação atrial, uma das principais arritmias em pessoas acima de 50 anos.
8- Estudos sugerem que o consumo de café se correlaciona inversamente ao risco de câncer colorretal
9- Existem hipóteses que o consumo de café reduz o risco de morrer por qualquer causa e especificamente por causa cardiovascular ou causa neurológica.
10- Todos os potenciais benefícios acima descritos se estendem ao café descafeinado
Dr. Henrique Grinberg
Fonte: Medscape ; Tese de doutorado Dr. Bruno Mahler Mioto