É comum a procura para a realização de checkup nos consultórios de cardiologia. Não é incomum as pessoas entenderem o checkup como a realização de exames e a partir daí ter a constatação sobre o status de “saúde” atual. É como se fosse possível fotografar a saúde, apreciá-la ou não e muitas vezes servir de instrumento comparativo entre rodas de amigos.
Para muitos, ir ao médico, submeter-se a anamnese e exame físico, receber os pedidos de exames e ser orientado sobre as medidas de promoção da saúde, concluem o checkup. Na minha opinião, essa sequência representa a fase inicial tanto para a captação de dados quanto para o fortalecimento da relação médico paciente. É frustrante, mas muitas vezes nem essa sequência é executada, e os motivos são diversos – “ Dr. deixa os pedidos dos exames na portaria. Quando os resultados tiverem prontos te mando um zap com minha senha e você checa para mim.” Esse é um dos exemplos.
O checkup vai além e cobra responsabilidade do seu maior beneficiário, o paciente. É o paciente que determina a eficácia do checkup com suas condutas dia a dia. A fase inicial permite ao médico em conjunto com o paciente determinar a estratégia a ser seguida como um roteiro bem elaborado, reeducação alimentar, atividade física, controle ponderal, interrupção do tabagismo, readequação do sono, medicamentos, etc. Fotografar o status atual da saúde é importante, por vezes salva vidas, contudo é o ponto de partida do roteiro promoção da saúde. Abaixo, outro exemplo.
Três meses após consulta médica inicial para realização de checkup, quando anamnese e exame físico foram realizados de forma detalhada e os exames complementares pertinentes para o caso solicitados, o Sr. João retorna para análise dos resultados.
Dr: Olá João td bem ?
Sr. João: Tudo Dr.
Dr: Fez os exames ?
Sr. João: Sim, estão todos aqui. O Senhor sabe né Dr, se não fizer minha esposa me mata.
Dr: RsRsRs. Muito bem. Vamos analisá-los ?
Todos os exames solicitados foram analisados e não houve alterações expressivas nos exames complementares que determinasse conduta terapêutica específica. Entretanto, na consulta inicial identificaram-se hábitos de vida e alterações do exame físico que necessitavam adequações, as quais foram orientadas detalhadamente. Eram elas: sedentarismo, dieta inadequada, sobrepeso e tabagismo.
Dr: João, seus exames estão normais. Mas, na consulta inicial conversamos bastante sobre atividade física, reeducação alimentar, reduzir o peso e parar de fumar. Promover a saúde visa adequar os hábitos de vida, interromper o conceito do acúmulo de danos e dessa forma reduzir o risco cardiovascular, esse é o racional do checkup. Quais dessas medidas já foram providenciadas João ?
Sr. João: Poxa Dr ! Que bom que meus exames estão bons. Falei para a Maria minha esposa que eu estou bem, não sinto nada. Então, sabe como é que é né Dr. estou tentando fazer um “regiminho” mas fim de ano é complicado.
Dr: RsRsRs. Sei. A melhor forma de perder peso é através de reeducação alimentar. Você deve fracionar a dieta, reduzir o volume de cada refeição e investir na qualidade do alimento escolhido na composição do prato. Reduzir a ingesta de carboidratos de absorção rápida e gorduras trans/saturadas é interessante na redução do peso. A dieta do mediterrâneo é a mais recomendada. E exercícios regulares tem feito ?
Sr. João: Vou tentar melhorar Dr. Sempre que vou ao clube, uma vez a cada 2 semanas jogo um tênis com os amigos. Cheguei até me matricular na academia, mas ainda ainda não consegui ir Dr.
Dr: Isso é importante João e depende de você. Checkup não deve ser encarado somente como uma fotografia do status de saúde atual, principalmente quando os exames estão normais, e sim no que deve ser feito a partir da detecção de desvios que aumentam o risco de doenças ocorrerem futuramente. E o cigarro, continua fumando ?
Sr. João: Dr, tentei diminuir, mas você sabe né? Saio com os amigos, tomo minha cervejinha… É difícil, é difícil.
Dr: João, o tratamento para interrupção do tabagismo é bem consolidado atualmente, basta você querer ! O cigarro traz muitos malefícios e está diretamente relacionado a mais de 50 tipos de doenças.
Sr. João: Vou tentar Dr. Mas que bom que os exames estão bons, né ? Dessa forma acho que minha esposa ficará contente e pegará menos no meu pé. Retorno ano que vem para refazê-los.
Dr: Estamos à disposição João, não se esqueça de seguir diariamente as recomendações.
O checkup serve como ponto de partida para intervenções que possam mudar a história natural da manifestação de doenças, mesmo quando os exames complementares realizados estão bons. Por isso, o checkup é ato médico que visa não somente constatar a saúde atual, como também é oportunidade para promover a sua manutenção afastada de fatores nocivos.