As doenças cardíacas são uma das principais causas de morte no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), mais de 300 mil brasileiros faleceram em decorrência de uma doença cardiovascular até a primeira quinzena de outubro de 2019. Uma das maneiras mais efetivas para evitar que esse quadro se amplie é promover a saúde do coração.
O cuidado com a saúde é uma atitude enraizada nas pessoas desde muito cedo, no entanto, conforme o tempo passa e as responsabilidades da vida adulta aparecem é comum vê-las deixando a cautela de lado — o que pode criar espaço para que as doenças cardiovasculares se desenvolvam. Por isso, é fundamental promover a saúde do coração durante todas as fases da vida.
Confira a seguir algumas medidas recomendadas pelo cardiologista Dr. Henrique Grinberg para promover a saúde cardíaca.
índice
Quais cuidados você precisa ter para manter seu coração saudável?
A saúde do coração está diretamente relacionada com o estilo de vida do indivíduo. Sendo assim, para promover a saúde do coração é fundamental repensar as atitudes no cotidiano. Saiba mais sobre como melhorar a saúde do coração com os seguintes cuidados.
Controlar e eliminar hábitos nocivos à saúde
Os principais hábitos que prejudicam a saúde cardíaca são o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e o tabagismo, práticas que ainda estão presentes na sociedade brasileira. Segundo a pesquisa Vigitel, elaborada pelo Ministério da Saúde, a ingestão abusiva de bebidas alcoólicas aumentou em 42,9% no público feminino, enquanto a porcentagem de brasileiros fumantes atingiu 9,3%.
Realize atividades físicas regularmente
O paciente interessado em promover a saúde do coração deve colocar a prática de exercícios físicos em dia, impreterivelmente. Isso não significa que a pessoa precise se tornar uma atleta: 150 a 300 minutos de atividade física por semana, gera benefício cardiovascular e impacto no controle dos fatores de risco, quando realizados de forma regular, ou seja, os resultados surgem com o tempo e a pessoa deve manter a periodicidade constantemente para que os benefícios aparecerem.
Priorize os alimentos in natura
A rotina atribulada faz com que muitas pessoas optem por alimentos industrializados, processados e ultraprocessados ao invés de consumir um alimento in natura, afetando diretamente a qualidade de nutrientes consumidos em cada refeição. Por isso, um dos cuidados com o coração é manter uma alimentação mais saudável.
Usar a dieta do mediterrâneo ou a dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) como base para uma dieta saudável é uma opção prática. Além disso, saber montar o prato das grandes refeições com a proporção de 25% de carboidratos, 25% de proteínas (12,5% de proteína animal ; 12,5% de proteína vegetal) e 50% de legumes, verduras, hortaliças e oleoginosas, é orientação básica e fácil de executar.
Uma outra dica é ser fiel aos horários e frequência das refeições, com 3 refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e 2 intermediárias de menor volume (entre o café da manhã e o almoço e outra entre o almoço e o jantar). Dessa forma não há necessidade de “beliscos”, geralmente com alimentos de má qualidade nutricional.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o consumo diário de verduras, frutas e legumes pode reduzir os riscos de infarto em até 30%. Na contramão dessa tendência, os alimentos ultraprocessados podem aumentar as chances de o indivíduo desenvolver dois dos principais fatores de risco para as doenças do coração: a hipertensão arterial e o diabetes.
Avaliação cardiológica para promover a saúde do coração
O check-up cardiológico anual é indispensável na hora de promover a saúde. Isso porque algumas doenças cardiovasculares podem não apresentar sintomas físicos, fazendo com que o paciente acredite que a saúde do coração está em dia. A avaliação cardiológica auxilia também no diagnóstico precoce das cardiopatias, tornando o tratamento mais ágil e assertivo.
Portanto investir em saúde, é fazer dos pilares principais, hábitos tão importantes como escovar os dentes, tomar banho e dormir. Dessa forma, reduzimos o risco de doenças, melhoramos a qualidade de vida nos relacionamos melhor com nós mesmos, com as pessoas ao nosso redor (família e amigos), com nossa profissão, nossos bens, e assim somos mais felizes. Nascemos para ser feliz, e a saúde é um grande alicerce da felicidade. Caso queira saber como está sua saúde, entre em contato e agende uma consulta.
Fontes: