Chocolate faz bem ao coração ? Gostaria de responder SIM de bate e pronto, entretanto devemos discutir alguns detalhes sobre a composição do chocolate e quais fundamentos sustentam a idéia da “chococardioproteção”.
O chocolate é composto por cacau processado, gordura e açúcar. Sabemos que a gordura ( gordura vegetal usada nos chocolates fracionados e hidrogenados ) e açúcar refinado não são cardioprotetores e na contramão disso aumentam o peso, favorecem a dislipidemia ( aumento de colesterol e triglicérides ) e à resistência insulínica ( mecanismo fisiopatológico do diabetes tipo 2 ). Baseado nesse dados fica difícil de sustentar a idéia da ”chococardioproteção”, porém existem elementos favoráveis, vamos entender.
As sementes cruas de cacau possuem grande quantidade de flavonóides que são substâncias com propriedades antioxidantes, principalmente a catequina e a epicatequina. O processamento das sementes por torrefação ou moagem possibilita a produção do doce mais cobiçado entre nós, o chocolate. Diversos estudos demonstram a relação entre o consumo dos flavonóides com menor incidência de doenças cardiovasculares e câncer, principalmente por reduzir o estresse oxidativo e ativar o metabolismo de produção do óxido nítrico, esse último importante mediador das propriedades vasodilatadoras e que está presente no endotélio ( fina camada de células que reveste a parede interna da artéria ) das artérias do nosso corpo. Os flavonóides portanto, reduzem o estresse oxidativo e favorece à vasodilatação arterial protegendo os tecidos do nosso organismo.
Hollenberg e cols (2007), identificaram incidência significativamente menor de hipertensão arterial e doença cardiovascular, assim como de câncer nos indígenas Kuna residentes das ilhas de San Blas no caribe Panamenho. Essa população é conhecida por ter alto consumo de cacau processado a partir de sementes de cacau crú local e dessa forma o consumo diário de flavonóides é bem elevado, cerca de 1000 mg/dia. Sabe-se que a concentração de flavonóides diminui consideravelmente durante a produção do chocolate até o produto final, embora alguns estudos tenham demonstrado que o consumo de chocolate trouxe benefícios como a redução da pressão arterial, melhora da função plaquetária e vascular.
Enfim, chocolate faz bem ao coração ? Eu me arrisco a falar que sim, embora ainda não haja conclusão definitiva e estudos em andamento ainda trarão maiores informações. Se você pratica atividade física regular no mínimo 150 minutos por semana, se alimenta com a dieta do mediterrâneo, está com o peso ideal para sua estatura / circunferência abdominal ajustada, não fuma e dorme bem, se relaciona de forma positiva com as pessoas, SIM O CHOCOLATE DE QUALIDADE É BENÉFICO À SAÚDE. E fica a dica. Nessa estação do ano que se inicia com a Páscoa e termina com o dia dos namorados, um coração de chocolate cai muito bem !!
Dr. Henrique Grinberg
Fonte: Medscape.com