A procura por uma vida mais saudável tem feito parte da rotina de milhares de brasileiros, e nessa mudança de hábito, a prática de exercícios se faz presente. Entretanto, poucos lembram de realizar um check-up para verificar a saúde do coração e isso pode trazer riscos. Para minimizar esses riscos e potencializar a prática de exercícios, que tal contar com o apoio da cardiologia esportiva?
A cardiologia esportiva auxilia desde atletas de alta performance até pessoas que praticam exercícios para garantir uma melhor qualidade de vida. A especialidade médica pode colaborar ainda no processo de reabilitação de pacientes diagnosticados com alguma cardiopatia e que precisam exercitar-se para plena recuperação.
Por mais que o Brasil ainda vigore entre os países com alto índice de sedentarismo — uma vez que 47% da população não se exercita com regularidade segundo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), — quando se exige ou se quer a mudança de hábito, a iniciativa de exercitar-se deve ser planejada, sempre pensando na promoção da saúde do paciente.
-
Principais práticas da cardiologia esportiva
Como informado, a cardiologia esportiva tem como intuito a promoção da saúde em pacientes atletas e não atletas. Para isso, são necessários cuidados específicos, sendo os mais comuns:
- Avaliar como o coração se comporta durante o exercício;
- Com base nessa análise, indicar a prática esportiva que melhor condiz com a condição clínica do paciente;
- Identificar e corrigir sintomas durante a prática esportiva;
- Orientação para que o paciente (atleta ou não) tenha melhor performance, sem prejudicar o coração;
- Indicação de exercícios a pacientes portadores de fatores de risco como pressão alta, colesterol alto, diabetes, arritmia cardíaca e demais
-
Dr. Grinberg, médico cardiologista com ênfase em cardiologia esportiva
Além dos cuidados clínicos comuns a um cardiologista particular, Dr. Henrique Grinberg tem seu atendimento pautado também na cardiologia esportiva, tendo anos de experiência no atendimento de atletas que fazem parte da assessoria esportiva da Run e Fun, por exemplo, além de atletas profissionais de diversas modalidades esportivas.
Essa análise clínica fica centrada na análise cardiovascular do atleta, como forma de promover saúde integral ao paciente durante a prática de exercícios físicos. Para tal, exames são solicitados, sendo os mais comuns: o teste ergoespirométrico e o eletrocardiograma de repouso.
Somado aos exames laboratoriais e ao exame clínico, a cardiologia esportiva detecta quaisquer fatores de risco e auxilia esse atleta em toda a sua trajetória. O mesmo ocorre com pacientes que vão iniciar a prática de exercícios físicos e cardiopatas que estão em processo de reabilitação.
Tais cuidados coíbem o aumento do índice de mal súbito ocorrido nessa parcela da população. Para exemplificar a necessidade desse aconselhamento da cardiologia esportiva, dados da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), entidade associada a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), apontam que a arritmia cardíaca é uma das principais responsáveis pelo maior índice de mortes súbitas no Brasil, sendo que existem mais de 20 milhões de pessoas com a cardiopatia.
A condição clínica, quando identificada de forma precoce, não impede que o paciente se exercite, ele precisa apenas entender a intensidade dessa prática para ter uma melhor qualidade de vida. Essa é apenas uma das situações que indicam o aconselhamento junto a um especialista em cardiologia esportiva. Agende sua consulta e se beneficie com promoção da saúde cardiovascular.