Fale conosco pelo WhatsApp
Imagem ilustrativa de TAVI

Com os avanços da medicina, uma série de benefícios vem surgindo. No âmbito das doenças valvares do coração, um tratamento recente que tem se destacado para o tratamento da estenose aórtica é o implante percutâneo de valva aórtica, também chamado de TAVI (transcatheter aortic valve implantation).

A TAVI é um procedimento voltado para os pacientes diagnosticados com estenose aórtica, beneficiando especialmente a população de maior risco de complicação cirúrgica, como idosos e pacientes com diversas comorbidades. A seguir, saiba mais sobre esse tratamento tido como um dos mais importantes na cardiologia moderna.

O que significa TAVI?

O significado de TAVI vem de transcatheter aortic valve implantation, traduzido para o português como implante percutâneo de válvula aórtica. Trata-se de um procedimento realizado através de cateterismo menos invasivo que a cirurgia de troca da valva.

Os folhetos da valva nativa são empurrados a partir do momento que ocorre a expansão da válvula artificial. Dessa forma, o tecido da válvula de substituição assume a função de regular o fluxo sanguíneo.

Quando é indicado o implante percutâneo de válvula aórtica?

Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 3% a 5% dos idosos com mais de 75 anos desenvolverão a estenose aórtica. O tratamento da estenose aórtica grave sintomática e/ou quando há prejuízo da função do coração deve ser intervencionista.

Em pacientes que possuem alto risco de complicação pós-operatória a TAVI é muito bem indicada. Nos últimos anos, pacientes de moderado risco e mais recentemente pacientes de baixo risco cirúrgico também se mostraram benéficos em relação à cirurgia, no entanto, sem validação pelas diretrizes mais atualizadas. De acordo com a Associação Americana do Coração, a maioria das TAVI é realizada em pacientes entre os 70 e 80 anos.

Como funciona o procedimento?

A TAVI não requer circulação extracorpórea, nem abertura do tórax como acontece na cirurgia de troca da valva aórtica. Geralmente, o paciente fica sob anestesia geral ou até mesmo sedação durante o procedimento e é monitorado por ecocardiograma transesofágico.

O implante percutâneo da válvula aórtica é realizado por meio de punção da artéria femoral. Um cateter é colocado na virilha do paciente com a válvula artificial comprimida no seu interior. O dispositivo então, segue pela artéria femoral e entra no coração através da valva aórtica doente, onde a prótese será expandida e implantada.

Qual profissional pode realizar o TAVI?

De acordo com a resolução nº 01/2017 publicada pelas Sociedades de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) e de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI) o uso da TAVI para tratamento de estenose aórtica deve ser conduzido por uma equipe multidisciplinar composta por:

  • Cardiologistas hemodinamicistas;
  • Cirurgiões cardiovasculares;
  • Especialistas em imagem cardiovascular.

Quais são os benefícios do TAVI?

Vários estudos têm demonstrado a eficácia do TAVI desde que o procedimento foi introduzido na medicina em 2002. Considerando que os pacientes de alto risco cirúrgico não possuíam alternativa terapêutica para tratar a estenose aórtica, a TAVI propiciou um aumento expressivo na sobrevida e na qualidade de vida desses indivíduos.

A TAVI para estenose aórtica é feita em um laboratório de hemodinâmica e oferece um período de recuperação significativamente rápido em relação à cirurgia e com menor morbidade. Caso tenha interesse em fazer o procedimento, agende uma consulta com um médico cardiologista qualificado e de confiança.

Fontes:

Ministério da Saúde;

Associação Médica Brasileira (AMB);

Academia Nacional de Medicina (ANM);

Associação Americana do Coração;

Revista Veja – Matéria publicada em maio/2019.

Em casos de emergência        (11) 95960-9698