A avaliação cardiológica tem como objetivo principal avaliar o paciente de forma integral. Definir se há alteração no sistema cardiovascular que caracterize uma doença do coração específica, além de abordar e controlar os fatores que aumentam o risco cardiovascular, com enfoque em adequação do estilo de vida e promoção da saúde.
O diagnóstico precoce das doenças cardiovasculares feito por meio da avaliação cardiológica possibilita um tratamento mais eficaz e melhor prognóstico. Pessoas sem doença alguma, muitas vezes possuem maus hábitos e fatores que aumentam o risco cardiovascular.
Controlar esses fatores e tentar melhorar hábitos inadequados, visam diminuir o risco de doenças cardíacas ocorrerem no futuro, além melhorar o status de saúde global.
índice
Por que fazer uma avaliação cardiológica?
Apesar de as patologias do coração terem uma variedade de sintomas, algumas vezes elas evoluem de forma silenciosa e se manifestam de forma inesperada. Por esse motivo, não é aconselhável esperar algum sinal aparecer para, então, buscar auxílio médico.
A realização periódica da avaliação cardiovascular, com um intervalo mínimo de 1 ano, contribui para uma vida mais saudável. Algumas das condições que podem ser detectadas pela avaliação cardíaca são:
- Pressão alta;
- Diabetes;
- Aterosclerose;
- Obstrução dos vasos das pernas e do pescoço;
- Aneurisma de aorta;
- Arritmias;
- Doenças nas válvulas cardíacas;
- Doença arterial coronariana;
- Alteração de colesterol e triglicérides;
- Insuficiência cardíaca;
- Sobrecarga dos ventrículos e átrios do coração;
- Entre outras.
Quando a avaliação do coração é indicada?
Os indivíduos que não desempenham uma atividade esportiva intensa podem fazer a avaliação cardiológica após os 35 anos. No entanto, existem alguns fatores de risco que intensificam a necessidade de visitar o médico cardiologista. A realização dos exames cardiológicos é sugerida nos seguintes casos:
- Histórico familiar de doenças cardíacas, principalmente de parentes de primeiro grau, começando aos 30 anos;
- Sedentarismo;
- Hipertensão;
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- Obesidade;
- Colesterol elevado;
- Tabagismo;
- Diabetes;
- Estresse.
A avaliação do coração também é indicada quando o paciente pretende fazer exercícios físicos ou precisa se submeter a um procedimento cirúrgico. Confira abaixo a importância desses exames:
- Avaliação cardiológica para atividade física: o objetivo principal e avaliar se o atleta está apto para a atividade física proposta. Avaliar e descartar problemas que aumentam o risco de morte súbita ou cardiopatia durante a atividade física é fundamental na avaliação pré participação.
- Avaliação cardiológica pré-operatória: o objetivo é determinar o risco de complicação cardiovascular perioperatório e estabelecer medidas práticas para redução do risco estimado.
Quais são os principais exames da avaliação cardíaca?
Os principais exames que compõem a avaliação cardiológica são: Anamnese (história do paciente) e exame físico. Além disso, exames complementares são necessários.
Eletrocardiograma (ECG)
A avaliação cardiológica com ECG é realizada com eletrodos colocados na pele em áreas diferentes do coração para averiguar os impulsos elétricos. O objetivo é identificar possíveis falhas na condução do estímulo elétrico cardíaco.
Teste ergométrico
O exame é feito em uma esteira rolante com o paciente submetido a um esforço físico gradual. Algumas variáveis são analisadas para determinar se o coração apresenta anormalidades no esforço.
Holter 24 horas
Trata-se de uma avaliação do traçado elétrico do coração feita no decorrer de um dia. Para isso, o paciente fica com os eletrodos na região torácica e eles são conectados a um aparelho portátil que registrará a medição.
Ecocardiograma
Exame realizado com um equipamento que é posicionado próximo ao tórax do paciente e que emite ondas de alta frequência para criar imagens (3D, unidimensionais ou bidimensionais) do músculo cardíaco. O ecocardiograma permite que o médico analise todas as estruturas do coração e identifique anomalias como alterações estruturais, perda de função do coração, mau funcionamento das valvas cardíacas, sobrecarga, etc.
As doenças cardíacas podem ser fatais se não forem adequadamente tratadas. Portanto, fazer a avaliação cardiológica regularmente é a maneira mais eficiente de prevenir tais doenças e promover a saúde.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC);
Hospital Israelita Albert Einstein;
Revista Saúde.